Deixar a embreagem acionada esperando o sinal verde abrir. Quem nunca? Pois saiba que essa atitude pode ter certos prejuízos para o conjunto.
A embreagem é um sistema de intermédio entre as ações do condutor e do automóvel, levando a força produzida pelo motor para a caixa de câmbio e então até as rodas, sendo de grande importância para a locomoção do carro. A peças da embreagem naturalmente sofrem leves, quase imperceptíveis desgastes quando acionadas.
Porém, manter o pé no pedal da embreagem por muito tempo não é legal e pode ter como consequência um desgaste maior do que deveria, já que o sistema foi feito para funcionar por apenas alguns segundos. Fazendo essa prática, você reduz a vida útil desses componentes e precisará trocar seu sistema antes do que previsto.
Isso ocorre pois quando pressionado, o sistema gera um afastamento do platô do disco de embreagem. Ao manter o pedal levemente acionado, o disco é constantemente lixado, pois gira em falso. Essa atitude pode gerar, além da quebra dos itens que compõem o sistema, um superaquecimento da embreagem.
Portanto, pressionado sem necessidade, a embreagem sofre desgastes e podem ter grandes problemas para seu veículo se feito constantemente, colocando em risco o funcionamento do carro e consequentemente, sua segurança.